cobrasil-home.jpg
meioambientebanner.jpg
curtume-cobrasil-imagem-meio-ambiente.jpg

Tradicionalmente, os curtumes têm sido empresas pouco sensibilizadas com o meio ambiente. Usam matéria orgânica que produz fatalmente odores desagradáveis. Além disso, usa-se água em várias etapas do processo produtivo, que se não for devidamente tratada, causará impacto ambiental. Essa imagem está fortemente espalhada, mas hoje, na maioria dos casos, não corresponde à realidade. Curtume que não cuida da questão ambiental tem um presente difícil e um futuro impossível.

Nos últimos 20 anos, a evolução da tecnologia e o conhecimento nesse campo tem sido considerável. Hoje, os produtos químicos são menos agressivos, e seu esgotamento nos fulões melhorou notoriamente. Uma adequada atenção aos resíduos líquidos é essencial. A Cobrasil tem uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que conta com estrutura e tecnologia completa para atender os parâmetros da legislação ambiental vigente na resolução do CONAMA Nº357 de 17 de Março de 2005.

Toda água utilizada no processo e destinada à ETE, onde é tratada química e fisicamente, a fim de retornar ao meio ambiente de forma correta. Além disso, trabalha-se com a gestão dos resíduos sólidos. Com a finalidade de separa-los, transporta-los e destiná-los adequadamente.

curtume-cobrasil-imagem-seguranca-no-trabalho.jpg

A segurança dos trabalhadores é um assunto de grande relevância. São submetidos a treinamento operacional a fim de capacitá-los para que exerçam sua função só após estarem plenamente apostos a isso. Em conformidade com a Norma Regulamentadora 06 do Ministério do Trabalho (NR6), são fornecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) destinados à redução de riscos na execução das atividades, bem assim fiscalizado o uso devido.

Para conscientização continuada, existe a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que é composta por oito empregados. Em reuniões mensais são discutidos aspectos de segurança e detectadas possíveis deficiências nos locais de trabalho, que ficam registrados em ata para rápidas correções. Anualmente, o Curtume organiza a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em conformidade com a Norma Regulamentadora 05 (NR5), onde são proferidas diferentes palestras acerca de segurança, saúde ocupacional e qualidade de vida. Nesse evento é incentivada a participação dos funcionários, abrindo-se espaço para discussões e interações.

Curtume Cobrasil

© 1987 Curtume Cobrasil. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por: TDA Informática