cobrasil-nossa-historia.jpg

O Curtume Cobrasil - 30 Anos de História

No ano de 1941, o Sr. Joan Codina Deordal, avô do atual diretor Jordi Codina, fundou Curtidos Codina, em Vic (Barcelona) Espanha, cidade focada na indústria de curtumes. Nos anos 70, o Curtume Codina comprava grande quantidade de pele crua no Brasil. Naquela época, secava-se a pele antes de ser mandada para os curtumes. Tal pratica desapareceu e a pele hoje se armazena e se comercializa salgada.

No final da década de 70 foi proibida a exportação dessa matéria-prima para incentivar a indústria local. Nesse momento, o Curtume Codina tomou a decisão de vir fabricar no Brasil. Em 1978 começou em Juazeiro da Bahia, alugando um curtume já existente.

Em Parnaíba a empresa começou as atividades em 1985, quando comprou o antigo Curtume Adolfo Quirino, e começou a trabalhar com o nome Curtume Cobrasil (abreviação de Codina Brasil). Nos primeiros anos de atividade, a empresa somente fazia o primeiro estagio do processo, ou seja, não agregava muito valor. A finalidade era alimentar a matriz na Espanha de matéria-prima (wet blue), classificando-se como uma indústria de commodities.

Ao longo dos últimos 15 anos, com altos investimentos e muito trabalho, evoluiu para a indústria que faz 100% do processo, ou seja, todas as etapas transformação da pele “in natura”, até o produto acabado. Atualmente, é uma empresa emancipada e já independente da matriz.

Como em muitas épocas a oferta de peles salgadas nacionais se torna insuficiente, a Cobrasil opta muitas vezes por também importar peles de wet-blue de diversos países, tal como Nigéria, Etiópia, Sudão, Arábia, Quênia, Espanha, Grécia e China.

A Cobrasil faz parte de um seleto grupo de curtumes que vende para as grandes marcas do mundo da moda, tanto no mercado nacional quanto internacional, no ramo de calçados femininos e masculinos.

A Cobrasil gera 150 empregos diretos e cerca de 300 indiretos, isso sem falar dos trabalhadores relacionados à pecuária de corte de ovinos e caprinos, cujo couro não é o produto principal para aquele setor. A empresa tem capacidade para produzir 8.000 peles por dia, equivalentes a área, a 4.000 metros quadrados.

Curtume Cobrasil

© 1987 Curtume Cobrasil. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por: TDA Informática